Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PALESTRA DE EDVALDO BRITO LOTA CENTRO DE CULTURA DE VALENÇA






A palestra do professor Edvaldo Brito, na última quinta-feira 29\09, realizada pelo Grupo Renova Valença, no Centro de Cultura, além de encher a arena do Olívia Barradas com um belo público foi um evento cheio de charme, bom humor, conhecimento, inteligência, organização, trocas de experiências, plena satisfação e encontro de diversos segmentos da comunidade.  



Edvaldo Brito, que é um advogado muito bem sucedido nos campos de sua atuação, jurista, tributarista, professor e vice-prefeito de Salvador deu uma senhora aula de compreensão de mundo, a partir do tema Desafios e Compromissos da Gestão Pública Contemporânea”. O perfil traçado por ele do modelo ideal para um gestor comprometido com o seu tempo fez a plateia viajar pela composição biológica, psicológica e social do ser humano administrador, responsável por seus atos públicos, sem se desplugar da Lei Maior do País (Constituição), da Lei Orgânica do Município (LOM), do Plano Plurianual (PPA), das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Seus “flashes” em torno de situações reais do cotidiano da administração pública foram verdadeiros ensinamentos. Ora em forma de discursos ferrenhos, exaltados, em outros momentos sob o signo da ironia ou até mesmo cantarolando uma antiga canção para jogar luz, simplesmente, sobre as contradições e embaraços judiciais, apontando saídas modernas com argumentações inusitadas. Antes da palestra começar nada indicava, mas foi um show a “apresentação” do “Dr. Edvardo Brito”.

No mesmo tom de eloquência foram as participações dos debatedores Luiz Góes Teles (ex-prefeito de Valença) e Hildécio Meireles (prefeito de Cairu). Góes Teles dialogou com o público e com o palestrante sobre a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal e sobre o poder de mudança política que o povo carrega consigo. Já Hildécio Meireles provocou o público e o palestrante mostrando a relação desigual na partilha da arrecadação nacional, em que a União fica com a maior parte e os Estados com uma parcela bem maior do que os 5.564 municípios têm para dividir entre si.

Estiveram presentes os diversos integrantes do grupo Renova Valença, representados pelo presidente de honra, Roque Onorato, e pelo advogado Guido Magalhães Filho; o desembargador Sinésio Cabral; a juíza Alzeni Alves; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia – FESFBA, Maurício Dias; Carlos Kléber (assessor do deputado federal Antônio Brito); o promotor Tiago Quadros; o presidente da Câmara de Valença Bertolino de Jesus; o provedor da Santa Casa, Dr. Waldiro Quaresma; o dr. Pedro Sabino, chefe do cartório eleitoral; dezenas de advogados militantes da região, além de Flor Angélica, da Direc 5, Ricardo Moura do PMDB, os vereadores Jairo Baptista, Maria Helena e Jorge Góes, o secretário do trabalho e ação social de Cairu, Fernando Brito, o vice-prefeito de Valença Mário César Cardoso, servidores do Poder Judiciário, estudantes da Uneb, Face, Fazag, Complexo Escolar Gentil Paraíso e lideranças comunitárias. O mediador do encontro, dr. Pedro Geraldo, (presidente da OAB-Valença) mais uma vez, foi uma  prova de equilíbrio e competência na condução dos trabalhos.


___________________________
Railton Ramos
Porta-Voz do Renova Valença
Domingo 02\10\11 – 22h50




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Sempre.